Com o Palmeiras muito próximo de anunciar a contratação do português Abel Ferreira como técnico para a sequência da temporada, Jesualdo Ferreira, que comandou o Santos no início do ano, avaliou a chegada do treinador ao clube Alviverde, e fez questão de destacar, além de precisar de apoio, o Palmeiras tem um elenco que se encaixa ao perfil Abel.
“Abel tem boas condições para poder fazer um bom trabalho e com condições de brigar por títulos. Sei que nos próximos quatro meses o Palmeiras tem mais de 20 jogos, e aí é um grande problema no Brasil: não há tempo para se trabalhar. Trabalhar não é só falar, dizer coisas boas ou ruins. Para organizar uma equipe, você tem que falar, formar e treinar. Se não fizer isso, não consegue”, avaliou Jesualdo em entrevista ao Globoesporte.com.
Jesualdo Ferreira trabalhou com Abel em duas oportunidades e em momentos distintos – o primeiro em 2004, quando contratou o então lateral para o Braga. Já em 2013, o ex-treinador do Santos se encontrou com Abel no Sporting, desta vez, porém, como treinadores, isso porque enquanto Jesualdo chegada para comandar o time principal, Abel comandava a equipe sub-19
Jesualdo elogia e destaca a capacidade de Abel Ferreira, apesar da juventude, mas reforça também que Abel precisa de apoio e paciência, tanto diretoria, jogadores, torcedores e imprensa, para poder desenvolver seu trabalho.
“Será difícil o Abel Ferreira ter sucesso se não tiver apoio. Mas, antes de o treinador ter sucesso, o clube tem sucesso. As pessoas não percebem que ao não apoiarem o treinador, não apoiam o clube. Os primeiros prejudicados são os treinadores, mas depois os jogadores são prejudicados e depois os dirigentes. O que dá esperança é que se juntem e apoiem o treinador. Depois, podem analisar”, ponderou.
“Tenho certeza de que o Abel conhece todos os jogadores do Palmeiras, mas você só conhece um jogador mesmo quando trabalha com ele. Os jogadores, por outro lado, não conhecem ele. Então como se faz? Se não houver uma atitude de solidariedade por parte do clube e do futebol do Palmeiras, se as pessoas dentro do Palmeiras, toda a estrutura profissional, não estiverem juntas, remarem para o mesmo lado, será difícil um treinador ter sucesso, seja no Palmeiras, no Santos ou no Flamengo”, acrescentou Jesualdo.
Sobre as características de trabalho de Abel Ferreira, Jesualdo destacou o fato de Abel “querer melhorar cada vez mais no dia a dia, ter paixão pelo jogo e ser alguém que acredita nas suas ideia”.
“O Palmeiras tem um elenco que se encaixa ao Abel Ferreira. Na minha opinião, não dizendo que seja melhor ou pior do que Flamengo, São Paulo, o elenco do Palmeiras é do nível dos melhores e tem muita qualidade pelo que pude observar aí no Brasil. Numa primeira fase de Paulistão, o Palmeiras era indiscutível melhor do que o Santos, melhor do que o Corinthians e melhor do que o São Paulo”, completou.
torcedores.com